Tudo sobre literatura aclamada pelos nerds! Ficcção-científica, fantasia, terror, quadrinhos e rpgs! Indicações de leituras e resenhas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Imperador - Os Portões de Roma - Conn Iggulden



A muito tempo eu estava tentando começar a ler esta série e finalmente consegui começar. Quando ela me foi indicada, a referência da obra era Bernard Cornwell, autor de quem sou muito fã e isto, fez despertar o interesse por esse autor. E realmente o Conn Iggulden sabe escrever um romance histórico com a mesma maestria do seu conterrâneo Cornwell.

A série O Imperador conta, de uma forma romanceada, a história de Júlio César, desde a sua infância até se tornar o mito que é hoje, tendo inclusive seu nome virado título de reis e imperadores, como o Czar russo e o Kaiser germânico. Com algumas licenças poéticas, o autor nos descreve como era a vida de um jovem de uma familia de pouca importância no império romano, que vivia em uma fazenda, um pouco distante da glamourosa cidade das sete colinas, Roma. E como esse jovem pode se tornar uma figura importante no senado romano.

Com uma narrativa cativante, o autor consegue nos passar diversos sentimentos e até um certo suspense sobre o que vai acontecer e isso é impressionante, já que ele descreve uma história que é de conhecimento público. O autor consegue até confundir o leitor, caso esse leitor conheça pouco sobre a história de Júlio César. Sem querer dar spoiler, o autor brinca com os nomes dos personagens, reservando uma surpresa no fim para os leitores mais desatentos. Bom, vamos à história do Livro:

domingo, 13 de outubro de 2013

Azincourt - Bernard Cornwell


O mestre dos romances históricos, Bernard Cornwell, nos traz mais um romance baseado em fatos históricos. desta vez, ele nos conta a história da famosa batalha que ocorreu entre ingleses e franceses no campo de Azincourt. Os ingleses, mesmo em menor número, cansados, famintos e com a moral baixa, conseguiram conquistar a vitória nesta batalha de proporções épicas.
Em grande parte do livro, acompanhamos o desenrolar da campanha inglesa na tentativa do rei Henrique V conquistar a França através do arqueiro Nick Hook.

No livro, o autor consegue nos passar a importância dos arqueiros ingleses na história de conquistas da Inglaterra. E mais uma vez, o autor, nos transporta para um campo de batalha com riqueza de detalhes, de forma magistral, assim como ele já havia feito na consagrada Crônicas de Artur, só que dessa vez sai o detalhamento de uma batalha com paredes de escudos, para nos mostrar minuciosamente todo o ato de lançar uma flecha usando um arco longo. O autor também nos conta com riqueza de detalhes as batalhas nos anos 1400, onde o escudo já havia virado peça de decoração e as espadas eram usadas mais em arenas de torneios, pois na batalha, estas armas haviam dado lugares às maças, achas de armas, machados, talhos e lanças curtas, o que torna as batalhas ainda mais violentas, brutais! Afinal, receber uma estocada de espada e bem menos brutal do que ter seu crânio esmagado com uma maça! Mas tudo isso só era possível usar, após os grandes arqueiros ficarem sem flecha, pois um exército de arqueiros ingleses, armados de arco longo e flechas com ponta de "furador", era algo que qualquer exército da época temia enfrentar. Bom vamos à história do livro:

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inferno - Dan Brown


Acabei de ler o novo livro do Dan Brown e apesar do pouco tempo que levei lendo, 17 dias, este é de longe o mais fraco livro lançado pelo mega-seller norte-americano, pelo menos na minha opinião. Que o Dan Brown criou uma fórmula de vender livros, isto não é segredo para ninguém. Todos os seus livros tem um formato parecido, mas isto não tira o mérito de seus livros anteriores, onde o enredo é sempre muito bem amarrado e com bastante informações relevantes, porém, em Inferno, eu particularmente achei a "virada" do enredo, uma das características de Dan Brown, forçada e nada crível, sei lá, não me convenceu. Lógico que o livro não é de todo ruim. Como é característico de Dan Brown, suas descrições de cenários e o conhecimento real passado ao leitor é perfeito. Mesmo que não tenhamos visitados os lugares descritos no livro, Dan Brown nos transporta para estes lugares com maestria, fora o conhecimento adquirido sobre arte, história e literatura. O livro vai bem até a virada da história, mas depois se perde e acaba com um final bem mais ou menos. Apesar dos problemas, é um livro que eu indico a leitura, principalmente as pessoas que não tem o hábito de ler, pois é uma história que entretêm, diverte e é de fácil leitura. Mas vamos à história.

domingo, 15 de setembro de 2013

Filhos do Éden: Anjos da Morte - Eduardo Spohr



Após algum tempo, finalmente acabei  de ler "Anjos da Morte", o 2º livro da trilogia Filhos do Éden, do autor brasileiro Eduardo Spohr.
Sem dúvida nenhum, o melhor livro escrito até o momento pelo Eduardo Spohr! Uma narrativa envolvente, uma riqueza de informações, descrições de batalhas e cenas. Uma trama envolvente, que te deixa sem ar em alguns momentos, te deixa tenso em outros e principalmente te faz imergir na história e criar empatia com os principais personagens de forma espontânea, mesmo se o que o personagem faz seja aético!

domingo, 4 de agosto de 2013

Autora de 'Harry Potter' escreve sob pseudônimo


Em abril, um escritor estreante começou a chamar a atenção de público e crítica nos EUA e no Reino Unido. Era Robert Galbraith com seu policial The Cuckoo?s Calling. Mas a verdadeira identidade do novo talento foi revelada no fim de semana, impulsionando ainda mais as vendas. Trata-se da best-seller J.K. Rowling, autora de Harry Potter. Desde que encerrou a série do bruxo, ela tem procurado outro sucesso. Em 2012, lançou o adulto Morte Súbita, que vendeu bem, mas não tanto quanto seus juvenis.

Fonte: Estadão

Pavilhões para Jornada Nacional de Literatura são montados no RS


A preparação para a 15ª Jornada e 7ª Jornadinha Nacional de Literatura, que ocorre anualmente em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, continua. Cinquenta pessoas estão envolvidas na montagem da estrutura. O trabalho se iniciou na segunda-feira (29) e deve seguir até 20 de agosto. O evento será realizado de 27 a 31 do mesmo mês, e as inscrições podem ser feitas no site oficial.

domingo, 23 de junho de 2013

Adiadas inscrições para o Prêmio Jabuti 2013



As inscrições para a 55ª edição do Prêmio Jabuti foram adiadas até o dia 30 de junho. O adiamento foi um pedido dos autores e editores, que a Câmara Brasileira de Livros decidiu acatar.

Os autores e editores que ainda não conseguiram inscrever suas obras, poderão fazer através do site Jabuti.org.br. Lembrando que só serão aceitas obras editadas no Brasil, em primeira edição entre o dia 1 de janeiro até 31 de dezembro de 2012.

sábado, 22 de junho de 2013

Caça Talentos - Nerdbooks, em parceria com a Arte e Letra, buscam novos autores.


A Nerdbooks, selo literário do site Jovem Nerd, responsável pelo primeiro lançamento do best seller A Batalha do Apocalipse, do autor Eduardo Sphor, Branca dos Mortos e os Setes Zumbis, de Abu Fobiya (heterônimo do autor Fábio Yabu - Princesas do Mar) e a série Protocolo BlueHand (já lançados os guias de proteção contra zumbis e alienígenas), juntamente com a Arte e Letra estão a procura de novos talentos literários.

Tarde de autógrafo - "Filhos do Fim do Mundo" - de Fábio Barreto



No domingo, dia 21 de Julho, às 15h00, na Livraria da Travessa, na Rua Afrânio de Melo Franco, 209 - Loja 205 A - Rio de Janeiro - RJ, vai rolar a tarde de autógrafo do Livro Filhos do Fim do Mundo, do autor Fábio Barreto, lançado pela editora Fantasy - Casa da Palavra.

O evento vai contar também com a participação dos autores Raphael Draccon, Affonso Solano e Carolina Munhoz.

Novo livro da série WondLa agrada amantes de Percy Jackson


Eva Nove está a bordo de uma aeronave rumo à cidade humana de Nova Ática. Ela tem certeza de que esse é o modo de recomeçar uma vida ao lado de Andrílio, seu amigo caeruleano – em especial depois da perda trágica de Mater, o robô que cuidava da menina desde seu nascimento. Contudo, como muitas outras coisas no planeta Orbona, as aparências enganam.
No novo lar, Eva não apenas encontra pessoas – esse foi o sonho que guiou sua busca desde o início – mas também descobre os segredos dos Santuários e o passado de seu mundo.

Prêmio São Paulo de Literatura recebe inscrições até 19 de julho

O Prêmio São Paulo de Literatura 2013 abriu as inscrições para escritores que tenham publicado romance no ano de 2012. A intenção de participar deve ser registrada até 19 de julho. Informações e documentos necessários podem ser vistos no edital, disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura.
Será a sexta edição do Prêmio, e este ano reserva uma novidade. Ao invés de dois prêmios, serão concedidos três: um de R$ 200 mil para o autor do melhor romance do ano e dois de R$ 100 mil para os autores estreantes no gênero romance, sendo um para escritor com até 40 anos de idade e outro para escritor com mais de 40.

terça-feira, 28 de maio de 2013

The Walking Dead - A Ascensão do Governador - Robert Kirkman e Jay Bonansinga




Acabei de ler a ascensão do Governador e assim como os outros dois produtos The Walking Dead, HQ e Série, o livro é excelente. O livro nos ajuda a entender o psicopata que vemos na HQ, ele humaniza o personagem. O Governador comete tantas atrocidades na HQ com o grupo do xerife Rick Grimes, que não pensamos e nem queremos saber pelo que ele passou para se tornar o Governador de Woodbury. O que se passa no livro não justifica as atitudes tomadas por Philip, o Governador, mas nos faz entender o porquê dele estar tomando estas atitudes.

Mais uma vez, desculpas.

Prezados amigos,

Com o final do período na faculdade e o trabalho, está difícil arrumar um tempinho para o blog, mas eu não abandonei o "barco"!

Como acabei de ler "The Walking Dead - A Ascensão do Governador", está saindo agora mesmo um post sobre o mesmo!

Comecei a ler "Filhos do Éden 2 - Anjos da Morte" de Eduardo Spohr e está fantástico. Não cheguei na metade do livro ainda, mas já achei ele o melhor dos três livros publicados pelo o autor. Os anteriores são ótimos, tanto A Batalha do Apocalipse quanto Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida, mas este te envolve na trama de uma forma muito mais rápida e te prende! É bastante complicado pausar a leitura deste livro!

Abraços e boa leitura a todos.

domingo, 12 de maio de 2013

Amenidades

Amigos,

Desculpem a semana sem postagem, mas é que esta semana de trabalho e estudos foi meio puxado para mim, mas já tem duas resenhas de livros prontas para postar esta semana: A batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr e Harry Potter e a pedra filosofal, da J.K Rowling.

Falando em Eduardo Spohr, encomendei neste sabado o seu novo livro: Filhos do Eden 2 - Anjos da morte.
O livro é uma continuação da saga Filhos do Eden, onde o primeiro livro, Herdeiros de Atlântida, foi um sucesso de venda. Ambos os livros se passam no mesmo universo de A batalha do apocalipse, porém, nesta série, vemos os acontecimentos através dos soldados e não através dos generais, como foi no A batalha do Apocalipse.
Segundo o autor, a série Filhos do Éden será uma trilogia, porém sem previsão de lançamento do livro três, já que o 2 acabou de ser lançado.
Assim que eu terminar de ler Anjos da morte, eu vou fazer uma resenha sobre ele. Até lá já terei feito a resenha de A batalha do Apocalipse e de Filhos do Éden 1 - Herdeiros de Atlântida.

Assim como tive dificuldade para postar esta semana, também tive dificuldades para continuar minha leitura atual, que é The Walking Dead - A ascensão do Governador. Estou atualmente na página 141, ainda não cheguei na metade do livro, mas acredito que a partir desta semana eu consiga adiantar um pouco a leitura. De toda forma, tenho gostado do livro, mostra a formação do Governador "Mother Fucker" que vemos na HQ (O governador da série é uma dama, comparado com o da HQ).

Outra novidade em breve no blog: Estou começando a escrever uma série de contos, com o título provisório de "Diário de uma sobrevivente".
A trama se passa em uma cidade do interior do Brasil, em 2017, onde a cidade foi abandonada devido a uma catastrofe mundial, só ficando na cidade a professora Ana e sua mãe, que sofre de uma doença que a deixa tetraplégica.
Ana fica isolada em uma cidade, sem saber o que está acontecendo no mundo, cuidando de sua mãe e tentando sobreviver.
Já tenho duas partes do conto pronto, em breve vou começar a postar aqui. Como eu disse, os textos são em forma de diário.

Aproveitando, feliz dia das mães a todos os leitores do Blog!

domingo, 5 de maio de 2013

As aventuras de Asterix, o gaulês - Uderzo e Goscinny





Todo mundo já leu uma história em quadrinho, nem que seja em uma tira de jornal, mas já leu. No Brasil, os quadrinhos mais populares são A turma da Mônica e os heróis da Marvel e DC.
Hoje vou indicar para vocês um quadrinho que me acompanhou durante a infância e adolescência: As aventuras de Asterix, o Gaulês.

A história dessa série de quadrinhos se passa em 50 A.C., Onde toda a Gália está dominada pelo Império Romano. Toda? Não! Existe uma pequena aldeia gaulesa que resiste aos invasores, graças à poção mágica criada pelo seu druida, que lhes dá uma força sobre-humana.

sábado, 4 de maio de 2013

Dança da morte - Stephen King





Dança da morte foi o primeiro livro do Stephen King que eu li, e foi o suficiente para eu me tornar fã do autor. O que me levou a este livro foi o filme/série dirigido e adaptado por Mick Garris, que contava a história do livro. Após assistir ao filme, fiquei maluco para ler o livro.

Nos EUA, está sendo criada uma arma química, um vírus, porém este vírus é solto e praticamente acaba com a humanidade, deixando apenas poucos sobreviventes e é aí que começa a história propriamente dita.

O Diário de um mago - Paulo Coelho





O Diário de um mago foi o que eu considero como o primeiro livro que eu li, pois foi o primeiro que gostei e que me prendeu. Escrito pelo imortal Paulo Coelho, o livro conta a história do próprio Paulo Coelho em uma jornada em busca de sua espada, que havia sido tomado pelo seu mestre e só seria entregue a ele novamente, se ele percorresse o Caminho de Santiago de Compostela.

Em sua peregrinação pelo Caminho de Santiago, Paulo Coelho, com a ajuda de seu guia Petrus, descobre que nós temos que aproveitar a jornada antes de chegar ao final, aprende que antes de atingirmos o objetivo, temos que conhecer o mundo que nos cerca e que antes de sermos bem-sucedido em nossa busca, temos que enfrentar e vencer os “demônios” que possam aparecer durante nossa jornada.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Agenda Eduardo Spohr - Maio 2013

Com o início da pré-venda do seu mais novo romance já rolando, Eduardo Spohr, começa uma maratona de sessão de autógrafos.

A beira de lançar o livro "Filhos do Éden - Anjos da morte", continuação do excelente "Filhos do Éden - Herdeiros de Atlantida", ambos ambientado no mesmo universo do best-seller "A batalha do Apocalipse", Eduardo Spohr ira passar pelas cidades de Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo e Belo Horizonte. Veja abaixo a agenda completa do autor para o mês de maio.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Rei do Inverno - Crônicas de Artur - Livro 1



 
Já vou estrear o blog com pé na porta e tapa na cara! Vou falar hoje sobre o primeiro livro de uma excelente trilogia, vou falar hoje sobre o Livro O Rei do Inverno, da série Crônicas de Artur escrito por Bernard Cornwell.

Antes de me aprofundar no livro em si, vamos primeiro falar um pouco sobre a Trilogia.

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ
Amante de livros, comecei como quase todos, através dos quadrinhos da Turma da mônica, daí pulei para os quadrinhos do Asterix. Logo conheci os universos Marvel e DC. Em um ano, que nem me lembro qual, ganhei do meu pai o livro "Diario de um Mago", do Paulo Coelho, e desde então nunca mais fiquei sem estar lendo um livro.