A muito tempo eu estava tentando começar a ler esta série e finalmente consegui começar. Quando ela me foi indicada, a referência da obra era Bernard Cornwell, autor de quem sou muito fã e isto, fez despertar o interesse por esse autor. E realmente o Conn Iggulden sabe escrever um romance histórico com a mesma maestria do seu conterrâneo Cornwell.
A série O Imperador conta, de uma forma romanceada, a história de Júlio César, desde a sua infância até se tornar o mito que é hoje, tendo inclusive seu nome virado título de reis e imperadores, como o Czar russo e o Kaiser germânico. Com algumas licenças poéticas, o autor nos descreve como era a vida de um jovem de uma familia de pouca importância no império romano, que vivia em uma fazenda, um pouco distante da glamourosa cidade das sete colinas, Roma. E como esse jovem pode se tornar uma figura importante no senado romano.
Com uma narrativa cativante, o autor consegue nos passar diversos sentimentos e até um certo suspense sobre o que vai acontecer e isso é impressionante, já que ele descreve uma história que é de conhecimento público. O autor consegue até confundir o leitor, caso esse leitor conheça pouco sobre a história de Júlio César. Sem querer dar spoiler, o autor brinca com os nomes dos personagens, reservando uma surpresa no fim para os leitores mais desatentos. Bom, vamos à história do Livro: