Tudo sobre literatura aclamada pelos nerds! Ficcção-científica, fantasia, terror, quadrinhos e rpgs! Indicações de leituras e resenhas.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Como Nascem os Monstros - Rodrigo Nogueira


Como o blog estava inativo, eu resolvi logo voltar com pé na porta e tapa na cara! Fugindo um pouco da literatura de fantasia e/ou romance histórico, hoje, trago uma resenha sobre um livro que me marcou muito, que a muito tempo eu queria ler, mas foi difícil de achar para comprar. O livro Como Nascem os Monstros, de Rodrigo Nogueira, é um verdadeiro retrato sobre a trajetória de um recém admitido recruta idealista e honesto na PMRJ até o mesmo estampar nos jornais em mais uma acusação de brutalidade e/ou corrupção no cumprimento de seu dever. Uma obra literária nacional de qualidade, narrado em primeira pessoa, publicado pela editora Topbooks.

Rodrigo Nogueira é um ex-PM condenado por supostamente ter extorquido, estuprado e tentado assassinar uma vendedora. O autor assume a autoria de vários crimes contra a sociedade, porém, o crime que o levou à prisão é justamente o que ele nega ter executado. Para expor tudo de podre que ocorre dentro da PMRJ e mostrar sua versão, ele cria o personagem Rafael, um recruta recém ingresso na academia da PMRJ. Rafael sonhava em proteger a população, mas descobriu da pior maneira possível, que o sistema não permitiria isso. Depois de ler Como Nascem os Monstros, o Elite da Tropa vai parecer um livro de fantasia. Vamos à história!

Rafael era um jovem que queria servir e proteger a população, além, é claro, de uma carreira estável. Entrou para o serviço militar, mas viu que seu futuro estaria na PMRJ. Após aprovado no concurso, ingressou na academia da PMRJ. Já ali, Rafael viu que o treinamento recebido era cheio de falhas e que não preparava o recruta da maneira correta. Ainda como recruta, em uma espécie de "estágio" em uma unidade em uma praia do RJ, Rafael tem seu primeiro contato com a corrupção na PM, quando flagra, junto com o PM que era responsável pela unidade em que ele estava, um turista em uma situação embaraçosa. Quando o PM responsável teria que ensinar ao Rafael o procedimento correto, ele ensina ao Rafael como tirar proveito do turista e da situação em que o mesmo se encontrava.

Após sua formação, Rafael se torna um soldado PM e é designado para um Batalhão da PM, responsável pela região do Maracanã, UERJ e redondezas. Ainda com o espírito combatente, querendo servir e proteger, Rafael começa a tentar combater o crime, mas, acaba aprendendo com os policiais mais rodados, a como não servir e proteger. Rafael, o jovem idealista, acaba se corrompendo aos poucos. Começa com os achaques em motoristas com documentação atrasada e vai até a sequestros e assassinatos. Rafael se envolve cada vez mais com a podridão que habita dentro da PMRJ. Se envolve com milícia, adultera cenas de crime, mente, rouba, extorque, e mata! Não importa se é um playboy que subiu o morro pra comprar drogas ou se é um traficante chefe de morro. Se está no erro Rafael e seus companheiros de farda irão dar um jeito de levar o deles.E nessa ele vai levando sua vida dentro da PM, mesmo mudando de área de atuação, Rafael vai fazendo novos contatos com companheiros de farda, para poder levar o seu "por fora".

Depois de aplicarem seu golpe mais rentável, em cima de um famoso chefe do tráfico, Rafael e seus companheiros vão sofrer represálias dentro do próprio sistema. Mas o pior, a pior represália viria de fora do sistema, onde Rafael acaba acusado e preso pelo único crime que ele não cometeu.

Com uma escrita fluente, Rodrigo nos faz ver a PMRJ com outros olhos. Você não aceita, mas entende o caminho para o qual Rafael se desvia. Com uma história crua, violenta e com cheiro de pólvora, o autor quebra a "omertá" policial e joga tudo no ventilador. Como disse o Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite 2, a PMRJ tem que acabar! É acabar e recomeçar do zero.

Skoob
Site do autor
Onde comprar

Um comentário:

  1. Muito boa sua resenha, precisa apenas corrigir o nome da corporação, é PMERJ ao invés de PMRJ, só para ficar mais "correto". Livro muito bom!! Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ
Amante de livros, comecei como quase todos, através dos quadrinhos da Turma da mônica, daí pulei para os quadrinhos do Asterix. Logo conheci os universos Marvel e DC. Em um ano, que nem me lembro qual, ganhei do meu pai o livro "Diario de um Mago", do Paulo Coelho, e desde então nunca mais fiquei sem estar lendo um livro.