Tudo sobre literatura aclamada pelos nerds! Ficcção-científica, fantasia, terror, quadrinhos e rpgs! Indicações de leituras e resenhas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Imperador - Os Portões de Roma - Conn Iggulden



A muito tempo eu estava tentando começar a ler esta série e finalmente consegui começar. Quando ela me foi indicada, a referência da obra era Bernard Cornwell, autor de quem sou muito fã e isto, fez despertar o interesse por esse autor. E realmente o Conn Iggulden sabe escrever um romance histórico com a mesma maestria do seu conterrâneo Cornwell.

A série O Imperador conta, de uma forma romanceada, a história de Júlio César, desde a sua infância até se tornar o mito que é hoje, tendo inclusive seu nome virado título de reis e imperadores, como o Czar russo e o Kaiser germânico. Com algumas licenças poéticas, o autor nos descreve como era a vida de um jovem de uma familia de pouca importância no império romano, que vivia em uma fazenda, um pouco distante da glamourosa cidade das sete colinas, Roma. E como esse jovem pode se tornar uma figura importante no senado romano.

Com uma narrativa cativante, o autor consegue nos passar diversos sentimentos e até um certo suspense sobre o que vai acontecer e isso é impressionante, já que ele descreve uma história que é de conhecimento público. O autor consegue até confundir o leitor, caso esse leitor conheça pouco sobre a história de Júlio César. Sem querer dar spoiler, o autor brinca com os nomes dos personagens, reservando uma surpresa no fim para os leitores mais desatentos. Bom, vamos à história do Livro:

domingo, 13 de outubro de 2013

Azincourt - Bernard Cornwell


O mestre dos romances históricos, Bernard Cornwell, nos traz mais um romance baseado em fatos históricos. desta vez, ele nos conta a história da famosa batalha que ocorreu entre ingleses e franceses no campo de Azincourt. Os ingleses, mesmo em menor número, cansados, famintos e com a moral baixa, conseguiram conquistar a vitória nesta batalha de proporções épicas.
Em grande parte do livro, acompanhamos o desenrolar da campanha inglesa na tentativa do rei Henrique V conquistar a França através do arqueiro Nick Hook.

No livro, o autor consegue nos passar a importância dos arqueiros ingleses na história de conquistas da Inglaterra. E mais uma vez, o autor, nos transporta para um campo de batalha com riqueza de detalhes, de forma magistral, assim como ele já havia feito na consagrada Crônicas de Artur, só que dessa vez sai o detalhamento de uma batalha com paredes de escudos, para nos mostrar minuciosamente todo o ato de lançar uma flecha usando um arco longo. O autor também nos conta com riqueza de detalhes as batalhas nos anos 1400, onde o escudo já havia virado peça de decoração e as espadas eram usadas mais em arenas de torneios, pois na batalha, estas armas haviam dado lugares às maças, achas de armas, machados, talhos e lanças curtas, o que torna as batalhas ainda mais violentas, brutais! Afinal, receber uma estocada de espada e bem menos brutal do que ter seu crânio esmagado com uma maça! Mas tudo isso só era possível usar, após os grandes arqueiros ficarem sem flecha, pois um exército de arqueiros ingleses, armados de arco longo e flechas com ponta de "furador", era algo que qualquer exército da época temia enfrentar. Bom vamos à história do livro:

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ
Amante de livros, comecei como quase todos, através dos quadrinhos da Turma da mônica, daí pulei para os quadrinhos do Asterix. Logo conheci os universos Marvel e DC. Em um ano, que nem me lembro qual, ganhei do meu pai o livro "Diario de um Mago", do Paulo Coelho, e desde então nunca mais fiquei sem estar lendo um livro.